quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Violência Sensacionalizada!

Garanto que muitos acompanharam por televisão, rádio, internet, jornal, notícias sobre a violência proporcionada por uma execrável minoria de vândalos travestidos de torcedores do Coritiba, na fatídica data de 06.12.2009, na partida entre Coritiba e Fluminense, que culminou com o Rebaixamento do Coritiba Foot Ball Club para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol.
Ocorre, que as notícias sobre a confusão no Estádio Couto Pereira, foram marcadas pelo sensacionalismo barato vendido pelos meios de comunicação hoje existentes. A Poderosa Rede Globo de Televisão, por exemplo, tem usado qualquer notícia relacionada a futebol para imprimir sua opinião sobre o fato. Tal cúmulo restou representado em uma "notícia" que li hoje sobre o técnico Carlos Alberto Parreira, da Seleção Sulafricana de Futebol, terminava fazendo referência a "imensa confusão proporcionada pelos torcedores do Coritiba, na partida contra o Fluminense."
Ora, hoje é quarta-feira e ainda se fala sobre o tumulto que provocou ferimentos em algumas pessoas (sendo que uma delas levou um tiro fora do estádio e corre risco de morte).
O que explica, mas não justifica, a ação dos vândalos do dia 06.12.2009, está muito bem expressado nas palavras de Luiz Cláudio Massa, em sua coluna do Parana-Online, no dia 08.12.2009 (http://www.parana-online.com.br/colunistas/300/72752/?postagem=GUERRA+ANUNCIADA):

"GUERRA ANUNCIADA
Pegue uma torcida angustiada, com os nervos à flor da pele, devido ao time estar correndo risco de rebaixamento. Some-se ao trauma de uma recente queda à Série B. Acrescente-se uma série de atitudes equivocadas por parte da diretoria que malograram os festejos do centenário. Inclua nesse caldeirão um estádio lotado e a expectativa de uma nação.

Adicione um adversário fazendo uma campanha de recuperação digna dos maiores elogios. Insira chamadas por parte da mesma diretoria e de sites das diversas facções da torcida organizada convocando torcedores para a “guerra”. Introduza duas recentes goleadas sofridas pelo time nas rodadas anteriores.
Faça constar a preocupação de todos com o favorecimento - por parte da arbitragem - aos times cariocas. Misture tudo. É claro que o jogo de domingo no Couto Pereira era um jogo do mais alto risco. Qualquer um saberia disso. Menos a diretoria coxa-branca e o policiamento da capital.
Dos coxas esperava-se a contratação de um maior número de seguranças, garantido o bom andamento do espetáculo. Das autoridades policiais, a designação do maior contingente já visto, a fim de garantir a integridade das pessoas e a prevenção de ataques aos bens públicos e particulares.
Até mesmo, dirigentes do Fluminense precisam ter suas culpas apontadas. A demora em entrar em campo, retardando o início do jogo de forma abusiva. Para completar desrespeitaram solenemente a execução do Hino Nacional, causando ainda mais revolta na torcida coritibana.
Um percentual - mesmo que pequeno - deve ser imputado ao árbitro Leandro Vuaden, que não coibiu o anti-jogo praticado por Fred e cia. Ao agir assim, descaradamente, ajudou a acender o verdadeiro barril de pólvora que se armava. A guerra anunciada.
Nada serve de desculpa para atenuar a ação dos bandidos travestidos de torcedores que mancharam o nome e a tradição de um clube centenário. Como são bandidos, devem ser enquadrados como tal. Mesmo que a legislação não lhes puna da forma como deveriam. Chega deles!
A interdição do estádio é uma punição justíssima e necessária. A queda para a 2.ª Divisão também é legítima. E, assim, a instituição é penalizada por diferentes atores: uma parte execrável da torcida, que invade e quebra tudo e por uma diretoria fraca, que não soube preservar as tradições alviverdes. Eles se merecem."

Isto é, apesar de não ser uma justificativa para os eventos proporcionados pelos desequilibrados que invadiram o campo, os ingredientes colocados no caldeirão alviverde durante todo ano, deviam ter sido apreciados com maior relevância pela Policía e pela Diretoria do Coritiba.
Por sua vez, um fato não tão noticiado (pois aconteceu em um lugar em que todos são felizes e aqueles que transmitem a informação moram) foi a violência proporcionada por torcedores do Flamengo na "comemoração" (?) do título do campeonato brasileiro.
Não querendo dizer que alguém está certo ou menos errado, mas pense, o que é mais lógico: uma torcida que proporciona violência por perder um campeonato e ser rebaixado ou uma torcida que proporciona violência por ter sido campeã?
Tendo isto, também questiono, já que a medida correta é interditar o estádio de uma torcida que invadiu o gramado porque o time caiu para a segunda divisão, qual é a medida correta para uma torcida que mata seus próprios integrantes em uma comemoração? Que crime merece atenuantes: o motivado por relevante valor moral ou cometido por motivo torpe?
Qual é a lógica desta justiça desportiva? Qual é a lógica do jornalismo brasileiro?
É essa imagem que desejam passar do Brasil? Situações como a que ocorreu em Curitiba, no dia 06.12.2009 nunca ocorreram em estádios brasileiros?
Para tanto, junto aqui algumas demonstrações de inteligência pelo Brasil a fora:








4 comentários:

  1. O Flamengo não tem nada a ver com isso. Os torcedores sim devem ser punidos, criminalmente. Mas o clube não teve problemas durante o jogo, dentro das imediações do Maracanã.

    Não venha justificar essa barbárie covarde típica da torcida do Coritiba com eventos extracampo.

    ResponderExcluir
  2. ridiculo... estava no estádio viajei com a YOUNG FLU 18hrs. (o bonde quebrou na estrada) e fui em pé,. tva lotado.. paguei 800 pra voltar de aviao por causa do trab.

    ISSO Q É AMOR SEU LEZADO....
    fazer o q fizeram é COVARDIA
    COXA CÚZAO ...SEGUNDA DIVISAO

    YOUNG FLU + FÚRIA PR

    ResponderExcluir
  3. Thiago Araújo
    Faço das suas as minhas palavras. Apesar de torcedor do Fluminense, eu poderia dizer que a torcida do Flamengo é isso, é aquilo e bla bla bla, mas o autor do texto pretende justificar um problema grave de segurança, em um estádio da "Europa brasileira", com cenas de tumulto em outros eventos. Mais falacioso que isso, impossível.
    p.s. Tenho absoluta certeza de que a esmagadora maioria dos torcedores do Coritiba não esteve envolvida nisso!

    ResponderExcluir
  4. a vei vcs ai cariocas falam que tao o tal e bla bla bla mais tudo mundo sabe e vcs sao uns merdas flamengo divia muda o nome pra FLAMIDIA
    em todo canto q se va todos odeian o caioca por seus atos de merdas como esse ! n venhan falar mal o resto dos times ou dos estados como vcs fosem os maiorias pq na verdade nao passan de vermes trairas

    ResponderExcluir