quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Joio e Trigo

Poucos são os jornalistas imparciais, e raros são os que não são sensacionalistas, faço minhas, as palavras de um grande comentarista, carioca diga-se de passagem, Lédio Carmona:

"Gostaria de voltar ao tema da punição ao Coritiba. Rápido, para não aborrecê-los. Apenas gostaria de fazer justiça com uma instituição centenária. Acho mesmo que o Coritiba deveria receber alguma pena (isso é lógico). A dúvida é sobre o tamanho do castigo. E, de novo, acredito que o Brasil tem a chance agora de imitar a revolução social no futebol inglês, enquadrar os bandidos e dar uma resposta à sociedade. Isso sim deveria ser a prioridade de todos nós (população, autoridades, imprensa). Ponto.

Agora, o que gostaria mesmo de dizer… Esse ano estive duas vezes no Couto Pereira. Num dos jogos, o Coritiba venceu o Grêmio por 2 a 1. No outro, empatou em 2 a 2 com o Botafogo. Para quem não sabe, as cabines do estádio ficam no meio das sociais. Transmitimos as partidas com os torcedores ao nosso lado, alguns conversando, perguntando se houve falta, pênalti, etc e tal. Gente simpática, educada, amiga. Conversei com vários. Fui muito bem tratado. Ninguém me agrediu, xingou, passou do ponto. Paz absoluta.
Esse parágrafo acima só corrobora com a minha tese de que o Coritiba e seus verdadeiros torcedores estão muito acima, são muito superiores à laia que tentou manchar o nome do clube. Poucas vezes frequentei um clube tão fidalgo e organizado. E o Jogo Aberto, dentro de sua neutralidade, abre espaço para apoiar a campanha “Por que eu amo ser Coritiba”. lançada pelo clube para resgatar sua imagem.
Jamais podemos esquecer isso. Quem gosta de futebol e da história dele, sabe o peso, o carima, a tradição e a fidalguia do Coxa (e estendo isso à maioria dos clubes, inclusive do rival do Coritiba, o Atlético-PR). Não podemos confundir instituição com baderneiros.
E, vou mais além, mesmo com os acontecimentos daquele domingo maldito, eu, como jornalista, vou sentir saudade do Couto Pereira nesse período. Não confundam isso com clubismo. Eu não torço pelo Coritiba. Sou carioca (Niterói). Apenas sei separar o joio do trigo."

Quem mais saberá separar o joio do trigo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário