terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Pare, Mundo, que eu quero descer!


A seguinte cena aconteceu em um vôo da British Airways entre Johannesburgo (África do Sul) e Londres.
Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar na classe econômica e viu que estava ao lado de um passageiro negro.
Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo.
"Qual o problema, senhora"?, perguntou a comissária.
"Não está vendo? - respondeu a senhora - "vocês me colocaram ao lado de um negro. Não posso ficar aqui. Você precisa me dar outra cadeira".
"Por favor, acalme-se - disse a aeromoça - "infelizmente, todos os lugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda temos algum disponível".
A comissária se afasta e volta alguns minutos depois.
"Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe econômica. Falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar nem mesmo na classe econômica.
Temos apenas um lugar na primeira classe".E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua:
"Veja, é incomum que a nossa companhia permita à um passageiro da classe econômica se assentar na primeira classe.
Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável".
E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu:
"Portanto, senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe..." E todos os passageiros próximos, que, estupefatos, assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns de pé.


"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons." Martin Luther King




A situação acima narrada, poderia ser uma história que contaríamos aos nossos filhos antes de dormir, poderia ser uma história contada de avô ao seu neto, de um tempo há muito passado.

Mas, não! Isso aconteceu e continua a acontecer em nosso dia-a-dia. Senão, vejamos:

Provavelmente, uma senhora branca senta ao lado de um rapaz negro milhões de vezes por dias, em diversos lugares do mundo. E isso não vira notícia.

Eu gostaria, de nunca ter lido sobre a situação acima narrada, não pela aeromoça, não pela comandante, não pelo rapaz negro, mas sim por perceber que ainda existe vagabundas prepotentes e nojentas senhoras racistas pelo mundo afora e que ainda acham que estão vivendo seus tempos de coloniadores.

A questão é, todos sabemos que existem animais racistas pelo mundo (com todo respeito aos animais), mas, quantos de nós lutamos contra isso? Será que não toleramos algum vizinho, algum amigo, que ainda se predispõe a não aceitar alguém de sua própria espécie, que por uma pigmentação diferente da sua, tem seu caráter, sua honra, sua dignidade, posta à prova todo santo dia, por causa de uma mera diferença?

Ora, quem não atravessa uma rua, por causa de um negro vindo em sua direção, quem não se furta em brincar assim "isso é coisa de preto" e tal, porra, é uma brincadeira dirá alguém, eu não sou racista e nada. Mas, o que me diz de uma criança que está ao seu lado ouvindo isto, se for uma criança branca, o que ela irá pensar? E, por um acaso, se for uma criança negra? Ela ficará satisfeita em saber, que tudo que acontece de errado, está diretamente ligado à ela?

Mundo pare. Por um minuto, tente perceber aonde estamos indo. Quem sabe amanhã o dia nasça mais puro.


Mais uma coisa, o ser que tão descaradamente, manifestou seu ódia antirracial, está preso. Ou seja, quando chegou em Londres foi diretamente à uma delegacia, ou não?

8 comentários:

  1. Cara, foi mais ou menos sobre isso que eu também escrevi hoje lá no blog. Dá uma conferida:

    www.marcelo-antunes.blogspot.com

    E esse texto realmente é muito bom!

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. racismo com certeza e uma burrice
    nao gosto disso nem brincando
    sinceramente de vez em quando me recuso acreditar que racismo ainda existe
    nao tenho palavras pra descrever isso
    parabens a sua critica

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    .
    Conforme você pode constatar em minha análise, há uma diferença muitíssimo grande entre "crer" e "ter Fé".
    .
    Convém notar que "ter Fé" significa estar ligado/ajustado/em sintonia com Deus e Sua Lei, ou seja, praticar àqueles dois mandamentos: amarás a Deus acima de tudo e em todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo.
    .
    Logo, fácil observar que é impossível "ter Fé" completa sem crer em Deus também, caso contrário estaremos cumprindo somente 1 mandamento, e não os 2.
    .
    .
    Sobre o Batismo não sei muita coisa, pois ainda não tive tempo de estudá-lo à fundo. Sei que, para algumas correntes, ser batizado significa ser salvo. Isto é errado. Jesus deixou bem claro que somente se salvará, ou, antes, em nova linguagem, somente se tornará perfeito e puro quem cumprir os dois mandamentos, pois fórmulas materiais nada são senão aparências.
    .
    Paulo de Tarso usava o Batismo com outro significado: imergia o "homem-velho", pecador, e emergia o "homem-novo", símbolo da Cristificação, da Lucificação. Era uma representação simbólica que Paulo fazia, em que procurava transmitir este ensino: agora és um novo homem. Teu homem-velho morreu na Cruz com Cristo; teu homem novo ressurgiu com Cristo. Sê, portanto, o que és. És filho de Deus - viva, agora, como filho de Deus.
    .
    Hoje em dia está muito deturpado. Mas antes não passava de um simbolismo muito interessante. Mas de modo algum era considerado como condição de salvação/purificação.
    .
    Grande abraço. Fique na Paz.

    ResponderExcluir
  4. não sei se o meu outro comentário foi, então mando outro agora
    ãh
    não tinha o negócio pra acompanhar não
    mas agora tem
    =)

    ResponderExcluir
  5. mas sim por perceber que ainda existe vagabundas prepotentes e nojentas senhoras racistas pelo mundo afora e que ainda acham que estão vivendo seus tempos de coloniadores.
    gostei!
    apoiadissimo!
    me deu até alegria agora!
    :)
    http://transgressivas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. É realmente chocante ver que esse tipo de atitude ainda tem lugar. Mas me alegrou muito a atitude da comissária e dos passageiros, eu tb aplaudiria de pé.
    Sua reflexão da notícia foi ótima, colocou o dedo na ferida mesmo! Só assim (enfrentando e não fingindo que isso não acontece) podemos combater esse mal que é o racismo. Aliás, não só esse, mas todos os tipos de preconceito.

    http://queroseusangue.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Assim: acabei de postar esse selo, acho que vc não viu quando mandou o comentário...
    Mas quando ver, acho que vai entender ;)

    ResponderExcluir
  8. "Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, sempre vai existir guerra!"
    Onde é que tá mesmo o século 21?

    beijo, beijo ;*

    ResponderExcluir