quinta-feira, 18 de março de 2010

Padrão de Beleza

Um Novo Padrão de Beleza
por renata tavares

“As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental”, disse Vinícius de Moraes numa época que a magreza excessiva não era sinônimo de beleza e as garotas não se matavam para entrar em um jeans 34.
Esse novo conceito foi estabelecido por profissionais de moda e por modelos que desfilam, cada vez mais magras, nas passarelas do mundo da moda. Tanta exigência estética fez com que garotas de todas as idades sonhassem com um corpo magro como o de Gisele Bündchen (1,79 m e 54 kg) e, na maioria das vezes, se esquecessem da saúde.

túnel do tempo

A busca pela silhueta perfeita sempre foi uma das principais preocupações da mulher de todos os tempos, mas o padrão de beleza uma inconstância ao longo da história.
Se voltarmos ao passado, mais precisamente no século XVII, veremos que mulheres bonitas eram aquelas que tinham formas bem generosas. Ser magra naquela época era sinônimo de pobreza.
Mais de 300 anos depois, com o surgimento do espartilho, as mulheres começavam a valorizar a silhueta. O corpo estilo violão, com busto e quadris fartos e a famosa cintura fina, era moda. Somente nos anos 70 a mulher começou a se preocupar com a malhação e um corpo com curvas finas.
A década de 90 foi o grande “boom”, com a super valorização do estilo de vida das top models pela mídia. Essa década trouxe ainda outra novidade: as próteses de silicone para os seios, o que antes era considerado cancerígeno. A nova moda foi absorvida por grande parte das mulheres, depois que inúmeras pesquisas comprovaram a segurança da cirurgia plástica e do material utilizado. No Brasil, a pioneira dos seios tamanho GG foi Joana Prado (Feiticeira), que logo foi seguida por Carla Perez, Daniele Winits, Suzana Alves (Tiazinha), Scheila Carvalho, entre outras.
Posteriormente, em revistas, programas de televisão e passarelas, surge a mulher “super magra”. Com muito osso e pouca carne, o novo conceito apresentou mulheres como a atriz Letícia Birkheuer, que exibiam o invejoso visual. Nasceu, então, neste período a famosa frase: “quanto mais magra, melhor”.
Mas hoje, mesclando os conceitos anteriores e recriando um padrão de beleza bem mais maleável, mulheres com o corpo escultural semelhante ao de Juliana Paes e Daniela Cicarelli, são cobiçadas por homens e consideradas as novas beldades deste século, inclusive nas passarelas de todo o mundo.
Neste ano, a Pasarela Cibeles, nome oficial da semana de Moda de Madri, chegou com uma novidade: modelos que estavam com o índice de massa corporal inferior a 18 kg/m² foram proibidas de desfilar. Essa medida eliminou 30% das potenciais participantes dos desfiles e foi saudada pela Associação para Anorexia e Bulimia da Espanha. Essa atitude chocou alguns profissionais e ao mesmo tempo foi apoiada pela maioria.

“alguns quilinhos a menos”

A maior parte das mulheres quando ouve que está linda e com o corpo perfeito, sempre acha que deve emagrecer um pouco mais (por mais magra que esteja). Mas o conceito de que ser magra é ser “saudável e bela” deixou de ser verdade quando começaram a mostrar o lado obscuro da moda. Nele, modelos iniciantes e, até mesmo as conceituadas, ficam vários dias sem se alimentar, tomando apenas água para inibir a fome. Outras comem e vomitam, tudo para evitar alguns quilos a mais.
A perigosa mania virou febre também entre adolescentes e jovens de todas as idades e classes sociais, o que fez com que algumas doenças como bulimia e anorexia fossem discutidas com maior ênfase em novelas, jornais e revistas.

fonte: meio e media cult

________________________________________________________

Falando em padrão de beleza, está rolando uma enquete no site do globoesporte, para supostamente escolher o bonitão da copa. Eu não sei dizer que homem é bonito, mas, certamente, sei qual não é.

Só pra ilustrar, vejamos alguns:

Eto'o

Loco Abreu

Tevez
 
Na verdade, eu concordo com eles, mas acho injusto deixarem fora, galãs como Ronaldinho, Ribery, Rooney, etc.
 
Duvida?

4 comentários:

  1. Os homens que definem se uma mulher é gostosa ou não são os que nem gostam da fruta.

    abç
    Jason seu terror

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkk se vc tiver grana vc e bonito fato!!!

    ResponderExcluir
  3. Conheço muita gente que está aonde está hoje em dia porque tem uma boa aparência, geralmente gente ''feia'' não consegue um emprego bom, por mais que tenha estudos, isso acontece também com pessoas de mais idade ...

    ResponderExcluir